Jion

Veja aqui você vai aprender sobre o Jion:

  1. Nome em japonês
  2. Pronúncia em japonês
  3. Significado do nome
  4. Número de movimentos
  5. Tempo ideal de execução
  6. Localização dos Kiai
  7. Embusen ou diagrama
  8. Vídeo Jion completo
  9. Pontos importantes
  10. Vídeo Passo a Passo do Kata
  11. Transcrição do Vídeo Passo a Passo
  12. Vídeo Bunkai do Kata
  13. Esquema do Jion
  14. Quer conhecer os outros katas?

 

O Jion é outro dos katas exigidos para o exame para a faixa preta. Claro que, como falado no Bassai Dai, tudo depende do dojo que você treina e da associação que você faz parte.

Como regra geral, para o exame de 1º dan, o karateca deve saber, além dos 5 Heian e do Tekki Shodan, o Bassai Dai, o Kanku Dai, o Jion e o Enpi.

Continuamos com os katas de nível intermediário, que incluem além do Jion, o Bassai Dai, o Kanku Dai e o Enpi.

Acredita-se que o kata foi nomeado por causa de um templo budista na China, chamado Jion-ji. Porém, como existem diversos templos chineses chamados Jio-ji, não se sabe qual foi o templo inspirador.

Embora não se saiba ao certo quem foi seu criador, acredita-se ter sido criado por Sokon Matsumura, que teria aprendido esse kata em suas viagens pela China.

O Jion é considerado, dos Sentei Kata, aquele que tem os movimentos mais simples. A ideia é que ao executar o Jion, o karateca seja como Buda, com muita força, porém com espírito humilde. A humildade é o espelho dos movimentos simples, porém cada técnica deve ser executada com força e estabilidade.

Novamente, assim como o Tekki Shodan e o Bassai Dai, esse kata inicia em postura diferente da posição natural que existe nos 5 Heian. Essa mesma posição de início acontece em dois outros katas, o Ji’in e o Jitte.

Características do Jion

 

Nome em japonês:

慈恩 – Jion é composto por: 慈 (Ji = amor, ternura, gentileza) 恩 (On = benevolência, bondade, favor) 

 

Pronúncia em japonês:

(pronunciado por um nativo japonês) 

 

Significado do Nome:

Jion significa “Amor e Bondade”.  Há quem traduza como “Bondade e Caridade” e também “Gratidão e Piedade”.

 

Número de Movimentos (Kyodos):

O Jion possui 47 movimentos ou kyodos.

 

Tempo Ideal de Execução:

Aproximadamente 60 segundos

 

Kiai:

Nos movimentos 17 (zenkutso dachi oi zuki) e 47 (kiba dachi yumi zuki)

 

Embusen ou Diagrama: 

Embusen

Vídeo Karate Shotokan – Jion – JKA

Pontos Importantes:

  • É um kata considerado simples, porém execute os movimentos com força, firmeza e equilíbrio
  • Esse kata possui diversas técnicas com execução de técnicas duplas (como manji uke, kakiwake uke, juji uke, morote uke, e o uchi uke em conjunto com o gedan barai já no início do kata, entre outras)
  • No início, ao juntar as mãos, posicione elas na mesma altura do seu queixo
  • Preste atenção aos giros necessários e ao movimento do manji uke, base e posição dos braços
  • Há uma boa variação entre movimentos rápidos e lentos durante o kata
  • Com diversas mudanças de direção, preste muita atenção ao seu equilíbrio
  • No final do kata, o yumi zuki deve ser executado com a posição correta dos braços e mãos, conforme o vídeo
  • O segundo KIAI é o único KIAI de todo o estilo Shotokan com um som prolongado pois é feito em uma execução de um movimento longo e profundo

Vídeo Karate Shotokan – Passo a Passo – Shotokan Sensei

Transcrição Vídeo Passo a Passo

0:03 – Primeiro, da posição de KAMAE, a perna esquerda entra (junto com a perna direita que está parada)
0:10 – a razão é que no kata, a perna esquerda se move primeiro
0:14 – então quando nos movemos do KAMAE, a perna que se move primeiro no kata, como regra geral, essa é a perna que movemos para formar a posição inicial para a posição de KAMAE.
0:26 – o punho da mão direita, é segurado pelo punho da mão esquerda
0:29 – essa posição é similar ao início do Bassai Dai, que é aqui embaixo e no Jion é aqui em cima
0:34 – daqui, a perna esquerda dá um passo para trás, os braços se cruzam com um bloqueio por dentro (uchi uke com braço direito) e um bloqueio embaixo (gedan barai com braço esquerdo)
0:40 – esse bloqueio se chama kosa uke, também encontrado no Heian Sandan
0:44 – agora avance (45 graus com a perna esquerda) e abra a defesa (zenkutso dachi kakiwake uke), similar ao Heian Yondan, porém no Heian Yondan a base é atrás (kokutso dachi)
0:51 – Heian Yondan tem um chute (mae geri) seguido por dois socos
0:54 – Jion tem um chute (mae geri) seguido por 3 socos
0:59 – então fazemos isso em ambas as direções, ambas em um ângulo de 45 graus
1:05 – daqui nós marcamos (com o braço direito levantado), defendemos em cima (age uke com a esquerda) e soco reverso (gyako zuki)
1:10 – mesma coisa novamente (marque com o braço esquerdo), defesa em cima (age uke com o braço direito) e soco reverso (gyako zuki)
1:13 – e então, bloqueio em cima (com a esquerda) e avance socando em frente (zenkutso oi zuki) com KIAI

1:18 – daqui nós giramos até manji uke em kokutso dachi
1:22 – agora vamos socar com a mão direita kagi zuki, mudando a base para kiba dachi, a posição de andar a cavalo.
1:30 – mão esquerda passa por dentro (do braço direito) e então gira até manji uke novamente, repetindo em kokutso dachi (para o outro lado)
1:38 – kagi zuki em posição kiba dachi
1:40 – avance (em zenkutso dachi) com gedan barai
1:43 – agora fazemos teicho (base da mão em kiba dachi), acertando na área do corpo (do oponente)
1:49 – três vezes
1:52 – daqui, nós vamos girar novamente até a posição manji uke em kokutso dachi
1:58 – agora a mão esquerda entra até as costelas e então faça uma golpe duplo lá em cima (jodan morote uke ou jodan morote uchi, com a base heisoku dachi)
2:07 – os olhos devem acompanhar o punho (da mão esquerda)
2:10 – então, a mão esquerda vem por baixo (do braço direito), e a mão direita fica onde está e a cabeça se move ao mesmo tempo
2:17 – defesa em sentido oposto (kokutso manji uke)
2:20 – mais uma vez, punho direito dessa vez, vem para o lado encostando nas costelas e defendendo em cima com os pés juntos
2:27 – (mão) direita sobre a esquerda, posição de prontidão (KAMAE) aqui (heisoku dachi ryoken kakiwake uke “gedan”) (Obs. 1: base heisoku = pés juntos) (Obs. 2: ryoken = com ambos os punhos)
2:30 – isso é cerca da metade do kata
2:32 – levante o joelho e as mão são recolhidas para o lado (hikite), impulsione para a frente e cruze, mão direita por cima da mão esquerda (kosa dachi juji uke)
2:41 – dê um passo atrás com a esquerda (zenkutso dachi) e mão para os lados (zenkutso dachi ryoken kakiwake uke “gedan”)
2:44 – agora avance novamente com defesa dupla de dentro para fora (zenkutso dachi morote uchi uke)
2:51 – então avance com defesa cruzada, mão direita por fora (zenkutso dachi kosa uke ou jodan juji uke)
2:57 – agora nós giramos atacando com as costas do punho direito e a mão esquerda é recolhida guardando o rosto, um, dois.
3:01 – agora retorne (a mão direita) e então ataque com as costas do punho direito (tate uraken uchi) ou com ura zuki (Obs. tate = vertical)
3:07 – então é um, dois, três, quatro
3:12 – daqui nós viramos com defesa por dentro (zenkutso uchi uke)
3:16 – avance e soque (zenkutso oi zuki)
3:19 – mesma coisa no sentido oposto (zenkutso uchi uke), avance e soque (zenkutso oi suki)
3:23 – para trás defesa embaixo (zenkutso gedan barai)
3:25 – agora, isso é chamado otoshi uchi (ou otoshi uke), (mão) com punho de martelo para baixo
3:31 – então, nós fazemos um gancho (com a perna direita, terminando com fumikomi – um pisão com o pé) e atacamos para baixo (kiba dachi otoshi uke) em um ângulo de 45 graus, então (seu braço direito) está alinhado com a sua coxa (direita), olhando também para essa mesma posição
3:39 – faça um gancho (com a perna) e então repita
3:44 – fazemos a mesma coisa tentando manter a posição da mão (direita) enquanto nós executamos um gancho (com a perna direita), e então, no último instante, golpeamos para baixo
3:48 – recolha a perna esquerda, olhando para a esquerda e a mão direita alta em guarda
3:54 – e agora, empurrando para fora (a mão esquerda) enquanto a mão direita é puxada para o outro lado
3:58 – esse soco é chamado de yumi zuki (ou sokumen zuki), como se você estivesse esticando uma flecha com um arco e flecha
4:01 – e então, a esquerda vem por cima, olhe (para a direita), o punho direito em posição (hikite)
4:06 – com um KIAI longo
4:10 – novamente esse (punho da mão esquerda) está na altura do peito
4:12 – então recolha a perna direta (junto à esquerda)
4:14 – YAME (parar) (na posição inicial do kata, com a mão direita fechada em punho e sendo envolvia pela mão esquerda)
4:16 – perna esquerda abre para o lado
4:18 – então nós fazemos a reverência (REI) com os pés juntos
4:21 – e de volta à posição (afastando a perna direita)
4:23 – o KIAI final é longo pois a técnica é feita devagar. Se nós temos uma técnica executada lentamente com KIAI, então o KIAI também deve ser lento
4:34 – com técnica rápida, KIAI, o KIAI é curto
4:37 – (yahhh) KIAI longo
4:38 – então, dependendo do comprimento da técnica, o comprimento do KIAI vai variar
4:45 – e isso completa o JION.

Bunkai (Aplicação) do Jion – Didier Lupo Sensei

JION Défense et Bunkaï par Didier Lupo

Esquema do Jion

Esquema Jion
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