Katas do Karate Shotokan

karate kata taikyoku shodan
Katas do Karate Shotokan – Taikyoku Shodan

Curioso para conhecer mais sobre os Katas do estilo Shotokan?

Algumas perguntas que serão respondidas aqui:

  1. O que é kata?
  2. Por que treinar kata?
  3. Quantos katas existem ao todo no Karate Shotokan?
  4. Quais são os 26 Katas do Karate Shotokan?
  5. Aviso
  6. Gostou? Compartilhe 🙂

Nessa seção sobre Katas do Karate Shotokan serão abordados conceitos práticos sobre os katas treinados atualmente na maioria das escolas de karate, e com isso, auxiliar nos seus estudos e aperfeiçoamento dessa nobre arte marcial.

Obs.: Enquanto alguns preferem a pronúncia kata, mesmo no plural, aqui usaremos katas quando falarmos em mais de um.

Dito isso, você encontrará, na página específica de cada kata, informações sobre o significado de cada um, assim como vídeos e demonstrações das aplicações do kata, bunkai e embusen.

Sabemos, sim, que há enormes controvérsias sobre as origens e as aplicações dos katas, e muitas informações não se tem certeza, devido à antiguidade dos mesmos e, especialmente, devido à falta de material escrito dos primeiros mestres, que ensinavam seus alunos mas não mantinham registros detalhados.

Por esse motivo, aqui apresentamos a parte prática dos katas para você levar ao seu dojo e melhorar seu karate. Entretanto, se quiser saber mais sobre os princípios filosóficos, as diferentes interpretações, origens e conceitos das artes marciais, do karate e dos katas, vá até nosso BLOG e procure por artigos específicos.

O Que é Kata?

Pronúncia de Kata em japonês:

Primeiramente, kata (em japonês 型 or 形), significa forma. De maneira prática e direta ao ponto, katas são movimentos específicos em sequência, simulando uma luta contra diversos oponentes imaginários.

Com isso em mente, cada kata foi desenvolvido com o intuito de treinarmos e aperfeiçoarmos estratégias específicas de combate. Dessa forma, as sequências de movimentos contêm defesas e ataques, simulando verdadeiras lutas contra agressores.

Por Que Treinar Kata?

Escutei diretamente do André Bertel Sensei, que treinou por mais de 20 anos sob a tutela de Tetsuhiko Asai Sensei, que, segundo o mestre Asai, cada movimento de um kata tem, pelo menos, uma aplicação prática em defesa pessoal.

shotokan karate kata nakayama

Masatoshi Nakayama Sensei

Diante disso, se você não entende para que serve alguma parte do kata, pergunte ao seu sensei, pois treinar somente movimentos sem pensar na aplicação real não ajudará muito no desenvolvimento do seu karate.

Portanto, vá atrás de informações e treine sempre com um objetivo em mente. Estude o bunkai (aplicação) dos katas.

Lembre-se que a cada movimento que você executa em um kata, você deve imaginar adversários reais em que você precisa se defender e contra-atacar.

Dessa forma, treinar kata irá, além de melhorar seu karate e seu espírito marcial, aumentar suas estratégias de defesa pessoal, se um dia for preciso.

Quantos Katas Existem ao Todo no Karate Shotokan?

Há um número imenso de katas no estilo Shotokan. Porém, nem todos são treinados regularmente.

A maioria das escolas de Karate Shotokan que seguem originalmente os preceitos da JKA (Japan Karate Association) treinam somente 26 katas, os chamados principais.

Alguns dojos, entretanto, treinam, além desses 26, outros katas, entre eles:

  • Taikyoku Kata: desenvolvidos por Yoshitaka Funakoshi (Gigō), filho de Gichin Funakoshi, com o intuito de simplificar ainda mais os katas básicos. As escolas que treinam os Taikyoku Kata ensinam eles primeiramente aos praticantes, para, somente depois, começarem a ensinar os katas básicos do Shotokan. Os Taikyoku são ao todo 6, Shodan ao Rokudan, porém os 3 primeiros são os mais treinados.

 

  • Asai Kata: desenvolvidos por Tetsuhiko Asai, fundador da IJKA (International Japan Martial Arts Karate Asai-Ryu e da JKS (Japan Karate Shoto Federation), que continuam a treinar esses katas como parte do currículo base. Asai Sensei criou mais de 20 katas, e, entre os mais treinados, estão os Junro Kata (Shodan a Godan) e os Kakuyoku Kata (Shodan a Sandan). Quem já treinou com Andre Bertel Sensei ou com Masao Kagawa Sensei (Instrutor-Chefe da JKS) sabe que esses katas fazem parte do treinamento.

Quais são os 26 Katas do Karate Shotokan?

Aqui você encontra uma lista dos 26 katas oficiais do estilo Shotokan. Ao clicar no nome de cada kata, você irá para a página específica, onde encontrará explicações sobre o kata, assim como vídeos da execução e da aplicação (bunkai) do kata, além de outras explicações técnicas.

Os 26 katas do Karate Shotokan são:

Katas Básicos:

Katas Intermediários:

Katas Avançados ou Superiores:

  • Tekki Nidan 
  • Tekki Sandan 
  • Hangetsu
  • Jitte
  • Ji’in
  • Gankaku
  • Bassai Sho
  • Kanku Sho
  • Sochin
  • Nijushiho
  • Chinte
  • Wankan
  • Meikyo
  • Gojushiho Sho
  • Gojushiho Dai
  • Unsu

Katas Por Faixa (Graduação):

Katas que o karateca deve aprender para passar para a faixa (graduação) seguinte:

7º Kyu Faixa Branca = deve saber o Heian Shodan para fazer o exame de graduação para a faixa amarela

6º Kyu Faixa Amarela = deve saber o Heian Nidan

5º Kyu Faixa Vermelha = deve saber o Heian Sandan

4º Kyu Faixa Laranja = deve saber apresentar o Heian Yondan no dia do exame de faixa, para a verde.

3º Kyu Faixa Verde = deve saber o Heian Godan

2º Kyu Faixa Roxa = deve saber o Tekki Shodan no dia do exame para faixa marrom 1º Kyu

1º Kyu Faixa Marrom = para o exame de Faixa Preta 1º Dan, deve saber os 5 Heian e apresentar um deles. Normalmente também irá apresentar o Tekki Shodan. Alem desses, deve saber executar um dos seguintes katas: Bassai Dai, Jion, Enpi ou Kanku Dai

Para o 2º Dan = deve apresentar um dos seguintes katas: Bassai Dai, Jion, Enpi ou Kanku Dai. Além disso, deve apresentar um dos seguintes: Jitte, Gankaku, Hangetsu ou Tekki Nidan

Para o 3º Dan = deve apresentar um dos seguintes katas: Bassai Dai, Jion, Enpi ou Kanku Dai. Além disso, deve apresentar um dos seguintes: Jitte, Gankaku, Hangetsu Tekki Nidan ou Tekki Sandan

Para o 4º Dan em diante = deve saber todos os katas do estilo Shotokan

Lembrando que cada Federação tem autonomia para criar suas próprias regras e normas e as exigências acima são somente exemplos. Pergunte sempre ao seu Sensei as exigências do dojo onde você treina.

Agora que você já tem uma boa ideia do que são, para que servem e, quais são os katas do Karate Shotokan, vá até as páginas específicas de cada kata e aprenda mais sobre cada um deles.

Compartilhe essa página com seus colegas de treino, pois o grande objetivo do Karate Faixa Preta é evoluirmos juntos.

Deixe seu recado aqui no Karate Faixa Preta e escreva abaixo nos comentários há quanto tempo você já pratica karate.

Oss!

AVISO

ATENÇÃO:

Volte Sempre! Essa página está sendo atualizada constantemente. Você terá informações completas sobre TODOS katas.

Referências:

  1. JKA – Japan Karate Association

Gostou? Compartilhe 🙂